Se existe uma coisa em comum no verão de todos nós, além da vontade de estar na praia ou em qualquer lugar que refresque, é a saída dos chinelos do armário. Com a alta das temperaturas, esse é o momento de maior exposição dos nossos pés que também precisam de atenção em relação a ressecamento, fissuras e inchaços.
Pensando em todos os cuidados que deixamos de lado, conversamos com a podóloga Ale Nogueira, parceira da marca especializada em pés homeopast, para saber como nos protegermos da melhor forma.
Confira:
Qual é a rotina ideal de cuidados com os pés?
"Ela é dividida em três passos: 1) Boa higienização, lavar bem os pés com sabonete de ph neutro e água; 2) Esfoliação, recomendo que seja feita apenas uma vez por semana para não deixar a pele muito fina e sensível. O ideal é que o esfoliante tenha grânulos médios para promover a renovação celular. Aplique uma pequena quantidade do produto e espalhe fazendo movimentos circulares e, em seguida retire o excesso com água ou uma toalha. 3) Hidratação, indico que seja feita duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Pela manhã, usar produtos com toque seco e que evitem a sudorese e a noite produtos mais concentrados com base oleosa, preferencialmente com extrato de calêndula na fórmula. Antes de dormir, para potencializar, passe o creme (recomendado para a região dos pés), envolva os pés em papel filme e deixe agir por aproximadamente 10 minutos. Quem preferir, pode usar meias e tirá-las pela manhã.
Ahhh! É muito importante secar bem os pés e principalmente entre os dedos para evitar fungos e bactérias."
O que não pode faltar no nécessaire de quem vai viajar no final do ano?
"Não pode faltar um bom hidratante. Seja qual for o destino escolhido, praia ou campo, durante o verão, o calor do solo passa para o pé e provoca a perda de água, principalmente quando usamos rasteirinhas e chinelos com mais frequência. Evite fazer as unhas antes de viajar pois os pés ficam mais expostos e em contato com microorganismos o que pode causar inflamações."
O que fazer para minimizar inchaços e a sensação de cansaço nas pernas e pés?
"Usar cremes que sejam canforados ou que tenham mentol na fórmula ajudam a melhorar a circulação evitando inchaços e retenção de líquido. O escalda-pés funciona muito em casos como esses também."
TRÊS RECEITAS DE ALE NOGUEIRA
1. Em um recipiente coloque água morna (em torno de 500 ml - ou até a canela) com duas gotas de óleo de semente de uva ou de amêndoas que possuem ação hidratante. Deixe os pés de repouso por alguns minutos e em seguida seque-os completamente e finalize com o hidratante.
2. Em um recipiente coloque água morna (em torno de 500 ml - ou até a canela) com uma colher de chá de bicarbonato de sódio que ajuda a diminuir a sensação de cansaço e inchaço. Digo que é como se trouxesse o mar para casa. Deixe os pés de repouso por alguns minutos e em seguida seque-os completamente e passe o hidratante.
3. Em um recipiente coloque água morna (em torno de 500 ml - ou até a canela) e em torno de 10 a 15 bolinhas de gude. Faça movimentos de vai e vem com os pés. Essa dica é ótima para estimular a circulação. Em seguida seque-os completamente e aplique o hidratante.
No final de uma das opções que escolher, coloque as pernas para cima por 5 a 10 minutos. Esse movimento ajuda na circulação também.
fonte: Vigue