Oficialmente, não há dieta recomendada ou alimento mágico para proteger contra a osteoartrite, uma doença crônica que danifica a cartilagem e os tecidos circundantes e caracteriza-se por dor, rigidez e perda da função. No entanto, um estudo sugere que, para algumas pessoas, beber leite pode realmente ajudar os ossos e a retardar a progressão da doença.
O consumo de laticínios tem sido reconhecido como um fator importante na saúde óssea, diz o autor do estudo e professor assistente de Harvard Bing Lu, MD: “O leite contém muitos dos nutrientes que são necessários diariamente, incluindo cálcio, fósforo e proteína, e é fortificado voluntariamente com vitamina D. “A pesquisa mostrou que beber leite pode reduzir a perda óssea e diminuir o risco de fraturas ósseas, por isso faz sentido que também possa ajudar a reduzir a perda da cartilagem protetora que conecta nossos ossos e articulações – a principal causa da osteoartrite.
Então, Lu e seus colegas recrutaram mais de 2.000 pacientes com osteoartrite de joelho e monitoraram a ingestão de laticínios por quatro anos. E descobriram que, pelo menos para as mulheres, quanto mais leite desnatado e sem gordura bebiam por semana, menos a artrite progredia.
Duas advertências, porém: os homens não colheram os mesmos benefícios – sua artrite progrediu da mesma forma, independentemente do que eles beberam. E mesmo para as mulheres, apenas o leite teve efeito positivo. O consumo de queijo na verdade aumentou na progressão da doença, enquanto o consumo de iogurte não teve impacto significativo. (A gordura saturada e o sódio no queijo processado podem ser parcialmente culpados, especulam os autores).
Ainda assim, os laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura são uma escolha saudável por muitos outros motivos, e a maioria dos americanos não toma as três xícaras por dia recomendadas. Este estudo pode não provar conclusivamente que o leite pode salvar você de dores nas articulações, diz Lu, mas certamente não fará mal.
Conclusão: Há algumas evidências que sugerem que beber leite pode retardar a osteoartrite, especialmente em mulheres. Mas suas melhores opções para proteger as articulações ainda são bastante básicas: faça uma dieta balanceada, mantenha um peso saudável e permaneça fisicamente ativo – e faça o possível para evitar mais lesões, enquanto você faz isso.
fonte: MSN
Imagem: Littlemiss1, de envatoelements