(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

É possível corrigir pisada torta?

COMPARTILHE
É possível corrigir pisada torta?

Você quer saber se é possível corrigir pisada torta? Neste conteúdo vamos falar sobre este assunto, te explicando tudo sobre este tipo de pisada e também entrando um pouco nos outros tipos que também existem.

Já em relação à dúvida maior, se é possível corrigir pisada torta, a resposta é sim, mas antes é necessário entender mais sobre o assunto e, claro, procurar um ortopedista especialista em pé e tornozelo para que o correto diagnóstico seja feito e o tratamento adequado seja iniciado. 

Geralmente, as pessoas demoram a perceber o estilo da sua pisada, justamente por não se darem conta da forma com os pés tocam o chão e por isso nem desconfiam que possam ter a pisada torta, que nada mais é que um desvio articular que impacta diretamente na forma como os pés se movem em relação ao solo. 

O que  pode acontecer se não corrigir a pisada torta?

Pelo fato de muitas pessoas nem perceberem que tem a pisada torta, é comum acharem que é mais um problema comum. No entanto, quando esse tipo de pisada não é corrigida no tempo certo, pode ocasionar em uma série de transtornos para a pessoa, como impactos negativos na hora de fazer caminhadas, na prática de exercícios físicos e, em casos considerados mais graves, na qualidade de vida da pessoa.

Pisada torta: explicando mais

Você já entendeu que é possível corrigir pisada torta e o que pode acontecer caso o paciente deixe de procurar um médico especialista. Mas, afinal, o que é a pisada torta?

A pisada torta se trata de um desvio no eixo do calcanhar em relação aos ossos da perna. Este problema se caracteriza pela formação de um ângulo inadequado, resultando na alteração da pisada. 

Além de entender se é possível corrigir pisada torta, também é preciso compreender que os tipos desta pisada podem ser classificados em dois: a pronada e a supinada. Abaixo, entenda um pouco sobre cada uma delas:

Pisada pronada

A Pisada pronada começa com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas do dedão. Neste tipo de pisada, quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto das pontas dos dedos. 

Pisada supinada

Agora, quando se fala em pisada supinada, trata-se daquela em que a pessoa utiliza a parte externa do pé e principalmente a área do dedo mínimo para se impulsionar. Com isso, a pessoa faz um grande esforço no calcanhar e mantém o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.

Como fazer o tratamento de pisada torta?

Bom, já que é possível corrigir pisada torta, certamente você deseja descobrir como fazer este tratamento. 

Primeiramente, o ideal é procurar o médico ortopedista que irá avaliar o seu caso e pedir alguns exames para conseguir fazer o diagnóstico correto. Após as constatações dos exames, o ortopedista especialista em pé e tornozelo irá identificar qual o tipo de pisada, se é a pronada ou a supinada. 

Em seguida, o médico vai indicar o tratamento que deve começar pelo mais conservador, evitando, num primeiro momento, a necessidade de uma intervenção cirúrgica. 

O uso de sapatos específicos deve ser priorizado e o médico irá indicar quais são os melhores. Em alguns casos, a troca por uma palmilha adequada já é o suficiente para minimizar o problema.

Além do sapato adequado, o ortopedista deverá indicar um trabalho de correção da pisada, além de terapias específicas para as estruturas que envolvem os movimentos dos pés. 

O ortopedista também deve indicar exercícios de fortalecimento, flexibilidade e equilíbrio precisam fazer parte da rotina de quem apresenta o problema. Vale sempre ressaltar que tudo vai depender do diagnóstico de cada paciente, pois cada caso é um caso e por isso há a necessidade de se realizar alguns exames para saber exatamente qual é o nível da pisada. 

Outro tipo de pisada

Além da pisada pronada e da pisada supinada, existe ainda a neutra que se caracteriza por impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé. O impulso começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro, acontecendo o contato com o solo do lado externo do calcanhar, ocasionando uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.

Fale com um especialista

Deseja saber mais e tirar mais dúvidas se é possível corrigir pisada torta? Preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp ao lado você entra em contato com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especialista em pé e tornozelo.

 

Fale com um especialista

Quer saber mais se quem tem esporão pode fazer academia? Não tenha mais dúvidas sobre esta patologia e sobre o tratamento que pode ser realizado. Preencha o formulário abaixo e fale com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.