(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Fascite plantar tem cura?

COMPARTILHE

Você quer saber se fascite plantar tem cura? Neste conteúdo preparamos tudo o que você precisa saber sobre esta patologia, o que ela significa, como se desenvolve, quais as causas e se existe tratamento adequado. Fique até o final para entender tudo a respeito e tirar todas as suas dúvidas.

Para iniciar, é importante dizer que sim. Fascite plantar tem cura! Normalmente, o tratamento conservador é bastante indicado e faz efeito. Mas, claro que tudo depende do caso e da situação de cada paciente. 

No entanto, antes mesmo de entender se fascite plantar tem cura, você precisa conhecer as características desta doença.

O que é fascite plantar?

Trata-se de uma inflamação do tecido de sustentação que conecta o calcâneo aos dedos e reveste quase toda a região plantar do pé. Primeiro começa com uma irritação, evolui para inflamação e, em casos mais avançados, até uma ruptura. O principal foco da lesão é próximo a inserção no calcâneo.

Quais são os sintomas?

Entender se fascite plantar tem cura é de extrema importância para quem sofre com este problema. Mas, é preciso ter em mente, também, quais são os sintomas que incomodam quem sofre deste mal. Afinal, você precisa saber se o que está sentindo é realmente sinal de fascite plantar para procurar um especialista adequado.

  • Dor abaixo do calcanhar;
  • Dor no arco plantar;
  • Pior após período de repouso quando inicia a marcha;
  • Piora com o passar dos meses;
  • Pode estar presente edema (inchaço) próximo ao calcâneo;
  • Está associado a queimação, dormência e irradiação para o tornozelo ou frente do pé.

A queixa mais comum da fascite plantar aparece logo nos primeiros passos da manhã ou após períodos em repouso quando inicia a marcha. Em alguns minutos caminhando a dor melhora devido ao alongamento da fáscia. Nos casos persistentes os sintomas também surgem nos esforços como ficar em pé ou nas atividades físicas.

Afinal, fascite plantar tem cura ou não?

Como respondemos no início deste conteúdo, sim, fascite plantar tem cura. Quando o paciente procura por um ortopedista especialista em fascite plantar, o médico irá solicitar alguns exames e avaliações para entender caso a caso, a situação do seu paciente e ver o grau em que a patologia se encontra. Somente assim será possível indicar um tratamento adequado. 

O tratamento conservador, no entanto, ainda é a principal forma de tratamento para a doença e, quando bem feito, a maioria dos pacientes se livram das dores com: exercícios de alongamento, parar de andar descalço, gelo na região dolorida, evitar atividades físicas de grande impacto, mudança no calçado, medicações que devem ser receitadas somente pelo profissional.

Se, mesmo com estes tratamentos conservadores, a fascite plantar insistir, o ortopedista pode indicar mais ações como calcanheiras, palmilhas que serão feitas sob medida, infiltração com corticóides e anestésicos que vão auxiliar o paciente em casos refratários para controle da inflamação e até imobilizadores para ajudar no repouso e cicatrização se for o caso. A utilização de órtese noturna não fica descartada, mas tudo depende da situação do paciente.

Pode ser incluído neste tipo de tratamento, também, a fisioterapia e a terapia por ondas de choque, procedimento não invasivo que tem papel fundamental em casos mais pertinentes das dores. 

Fascite plantar precisa de cirurgia?

Como já dissemos, fascite plantar tem cura e o tratamento conservador, na grande maioria das vezes, funciona. No entanto, se o especialista notar que a situação não melhora com as primeiras recomendações, pode ser indicado a necessidade de uma intervenção cirúrgica. A decisão, claro, será feita em conjunto e outra avaliação cautelosa será feita pelo ortopedista especialista em pé e tornozelo. 

Ainda têm dúvidas se fascite plantar tem cura?

Quer saber mais detalhes sobre este assunto? Ao preencher o formulário abaixo ou clicar no botão do WhatsApp ao lado, você tem acesso à equipe do Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especialista em pé e tornozelo.