(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Fratura nos dedos dos pés: como diagnosticar e tratamento

COMPARTILHE

Está buscando entender sobre fratura nos dedos dos pés? Este assunto é bastante procurado pelas pessoas que acabam tendo algum acidente ou que começam a sentir dores nesta região do corpo, principalmente após alguma pressão forte ou pancada. 

Primeiro, é importante deixar claro que qualquer dedo do pé e qualquer parte de um dedo do pé pode sofrer fratura.

Então, para quem busca informações sobre fratura nos dedos dos pés, é interessante deixar esclarecido, que ao sentir qualquer tipo de dor fora do normal, um ortopedista especializado em pé precisa ser procurado. 

Afinal, o dedo fraturado geralmente fica dolorido, inchado e sensível e, além do mais, a unha pode descolorir.

Como diagnosticar?

Você que busca saber sobre fratura nos dedos dos pés, também deve ter curiosidade para saber como os médicos conseguem diagnosticar uma fratura. Normalmente, o especialista consegue identificar uma fratura nesta região com base em um exame físico, mas, se houver necessidade, algum exame como um raio x pode ser necessário para identificar o local exato da fratura e também a sua complexidade. 

É importante entender ainda que os dedos dos pés podem ser fraturados quando as pessoas derrubam um objeto pesado sobre eles ou quando as pessoas batem o dedo em algo. Portanto, as causas de uma fratura ou lesão nos dedos podem ser inúmeras.

Se o dedão estiver fraturado ou se um dedo do pé estiver muito fora do lugar ou virado, são tiradas radiografias de vários ângulos diferentes, para que o médico tenha a noção exata da gravidade da fratura, indicando posteriormente o melhor tipo de tratamento. 

Existe tratamento para fratura nos dedos dos pés?

Muitas pessoas também procuram um ortopedista para falar sobre fratura nos dedos dos pés e logo questionam o profissional se o seu caso específico tem tratamento. 

Na grande maioria dos casos, a resposta é sim. Porém, o paciente precisa seguir, à risca, todas as recomendações do especialista.

O tratamento para fratura nos dedos dos pés, geralmente, consiste em imobilizar o dedo fraturado junto com o dedo ao lado. No entanto,  se o dedo parecer curvado de modo anormal, os fragmentos de osso devem ser colocados no lugar novamente. Nestes casos específicos, o ortopedista especialista em pé irá avaliar caso a caso e explicar para o paciente como o tratamento será feito.

Também são recomendados durante o período de tratamento, calçados confortáveis, de modo a não prejudicar o alinhamento do dedo lesionado ou fraturado. 

O médico também irá analisar se há sangue acumulado sob a unha do dedo, pois se isto acontecer, o profissional pode fazer um pequeno furo na unha com uma agulha ou fio quente, liberando o sangue e aliviando a dor. 

Geralmente, este procedimento leva apenas alguns segundos e não há necessidade de analgésicos.

Importante compreender ainda para quem busca informações sobre fratura nos dedos dos pés que, se o dedão está fraturado, a pessoa não deve exercer peso sobre o pé e, por conta disso, deve-se usar um sapato especialmente projetado para pessoas que passaram por cirurgia do pé. Estes sapatos têm abertura para os dedos, fechos de velcro e sola rígida. 

Agora, se outro dedo, que não o dedão, estiver fraturado, a pessoa deve usar sapatos confortáveis que protejam o dedo fraturado. Sapatos largos e macios exercem menos pressão sobre o dedo inchado e sapatos de solas rígidas dão apoio à fratura. 

Para dar sequência ao tratamento de fratura nos dedos dos pés, consultas de acompanhamento devem ser marcadas com o cirurgião ortopedista. 

Fale com quem entende!

Se você ainda tem dúvidas sobre fratura nos dedos dos pés, não perca mais tempo e nem fique sentindo dores ou deixando os sintomas piorarem. Entre em contato com um ortopedista especialista em pé e agende uma consulta. 

Preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp ao lado você entra em contato com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.