(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Joanete causas e sintomas

COMPARTILHE

Joanete é o nome popular do hálux valgo, que é um problema que gera incomodo e dores a muitas pessoas, neste blogpost vamos entender um pouco mais sobre as causas sintomas e tratamento.

Quais as causas do joanete?

Muitas pessoas se perguntam o que causa o Joanete. Recomenda-se a avaliação de um ortopedista especializado para um correto diagnóstico, porém há vários fatores a serem avaliados para diagnostica a origem.

A condição mais conhecida para o joanete é a hereditária, além disso há o “pé chato” (pés pronados), porém, há também outros fatores que podem causar.

Além da pré-disposição genética há doenças reumáticas como: gota, lúpus e artrite reum, que também podem ser causas do joanete.

Existem causas externas para o joanete: sapatos de saltos muito altos, bicos muito finos que podem causar deformidades no pé, sendo recomendado uma avaliação de um ortopedista especializado para a melhor solução de calçado.

Quais os sintomas do joanete?

O joanete pode ser identificado por um ortopedista especializado por vários sintomas, sendo os principais: dor ou desconforto, inchaço e vermelhidão, sensação de queimação ou dormência, e uma saliência óssea que se parece com um calo próxima ao dedão, sendo identificado muitas vezes com a ajuda de um exame de raio x. 

Caso estes sintomas sejam constantes por longos períodos em pé, ou ao utilizar certos tipos de calçados consulte um ortopedista especialista em joanete.

Qual o melhor tratamento para o joanete?

Existem várias abordagens de tratamento como o uso de: gelo, pomadas, mudança de calçados, órteses, entre outros, porém é recomendado consultar um ortopedista especialista em joanete para indicação da melhor abordagem.

Algumas recomendações

  • Evite sapatos com bicos muito finos, opte pelos mais arredondados.
  • Não utilize saltos maiores que 3cm, pois podem causar um esforço e pressão maior nos pés
  • Não utilize o mesmo sapato por mais de 3 dias, desta forma você evitará atritos no mesmo ponto seguidamente.
  • Evite atividades que envolvam muito esforço da parte frontal do pé

Em caso de persistência procure um ortopedista especialista em joanete

Quando é preciso fazer cirurgia de joanete?

Em alguns casos pode haver a necessidade de cirurgia, porém assim como qualquer outro tratamento é sempre recomendável consultar um ortopedista especialista em joanete para o correto diagnóstico.