(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Joanete inflamado: como lidar?

COMPARTILHE

Uma das partes do corpo humano mais pressionadas no dia-a-dia são os pés. Por isso, é nele que estão as dores mais incômodas causadas por diversas patologias e que podem trazer dificuldade até para as mais simples tarefas cotidianas.

Entre as causas mais comuns entre os pacientes ortopédicos está o joanete inflamado. Neste conteúdo você conhecerá tudo sobre esta patologia que atinge em sua grande maioria mulheres adultas.

O que é Joanete?

O joanete é caracterizado pela formação indevida de osso no primeiro (conhecido como Hallux Valgus) ou no quinto dedo do pé (conhecido como Bunionett, Joanete Sastre ou “joanete de alfaiate”, pois é comum nos profissionais que utilizam máquinas de costurar) podendo ser unilateral (apenas em um dos pés) ou biltateral (nos dois pés), sendo este último o mais comum.

Cerca de 30% dos adultos possuem algum tipo de deformidade, mas o joanete afeta 10 vezes mais as mulheres. Um motivo que pode explicar este índice de aparecimento do joanete se dar mais nos pés femininos do que nos masculinos, está no uso contínuo de sapatos de salto alto, de “bico fino” ou apertados.

Apesar dos sapatos de salto alto, de “bico fino” ou apertados serem um dos motivos, não há uma razão específica para o aparecimento do joanete, podendo ser:

  • Biomecânica anormal do pé
  • Predisposição genética
  • Doenças autoimunes e metabólicas
  • Alteração neurológica
  • Traumas
  • Distúrbios neuromusculares
  • Dismetrias

 

Muitas vezes o joanete é assintomático, mas seu aparecimento, confirmado por exames clínicos, deve ser considerado, pois a deformidade pode evolui para quadros mais graves. Por isso, ao menor indício de desconforto ao caminhar, vermelhidão, inchaço, queimação ou dormência, o ideal é buscar um médico ortopedista especializado. 

Como tratar o joanete inflamado?

Se ao caminhar você sente desconforto, queimação ou dormência e percebe um de seus pés (ou os dois) inchado e vermelho, há grandes chances de você sofrer com joanete inflamado, uma deformidade progressiva que atinge cerca de 30% dos adultos, em sua maioria mulheres.

O joanete inflamado pode ocorrer nos dois pés ou em apenas um deles, geralmente no primeiro ou no quinto dedo. Para evitar que a deformidade atinja nível muito elevado, dificultando o tratamento, é importante o paciente procurar um médico.

Confira a seguir alguns tratamentos para o joanete inflamado:

  • Usar calçados mais largos e, preferencialmente, sem salto
  • Usar palmilhas para evitar o contato entre o calçado e o joanete
  • Evitar esforço, principalmente na parte da frente dos pés
  • Administração de anti-inflamatórios e analgésicos
  • Uso de gelo para amenizar o inchaço e a dor
  • Uso de órtese com prescrição médica para auxiliar no alinhamento do pé

Existe cirurgia para joanete inflamado?

A resposta é sim: existe cirurgia para joanete inflamado. Quando todos os tratamentos conservadores não reduzem o inchado e a dor e, consequentemente, não reduz a deformidade, o único caminho é o procedimento cirúrgico.

A cirurgia para joanete inflamado é realizada com anestesia local e estabelecida de acordo com o quadro apresentado, visto que há diversas técnicas que podem ser aplicadas. Existem dois tipos:

  1. Sobre o osso

Cuja finalidade é a de desfazer a deformidade causada pelo joanete inflamado. Neste caso podem ser usados pinos, parafusos ou placas.

  1. Sobre tecidos moles

Para correção de pequenas deformidades com ângulo igual ou inferior a 15º

 

Os cuidados com o pós-operatório na cirurgia de joanete inflamado devem ser observados para que não haja infecções, má cicatrização e a recidiva do joanete (quando o paciente volta a praticar os mesmos erros anteriores à cirurgia, como, por exemplo, o uso de sapatos inadequados).

Dependendo do tipo de cirurgia para joanete inflamado (sobre o osso ou sobre os tecidos moles) e da técnica aplicada, a recuperação se dá em até oito semanas, sem necessidade de repouso absoluto e com a permissão para pequenas caminhadas com uso de calçado específico. A fisioterapia também pode ser recomendada.

Onde tratar joanete inflamado?

Conviver com o joanete inflamado não é fácil! Por isso é importante encontrar um médico ortopedista especializado que assistirá o melhor tratamento para este incômodo que afeta cerca de 30% da população adulta, em grande parte as mulheres.

Entre em contato preenchendo o formulário abaixo e fale com um médico especialista em pé e tornozelo.

Fale com um Especialista!