(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Lesão no Tendão de Aquiles: o que é e quais os tratamentos?

COMPARTILHE
Lesão no Tendão de Aquiles

Já ouviu falar sobre lesão no tendão de Aquiles? Neste conteúdo vamos explicar sobre este tipo de lesão, o que ela representa e quais são os possíveis tratamentos. 

Importante começar a explicação, dizendo que esta estrutura fica localizada na parte de trás da perna, mais precisamente entre a panturrilha e o calcanhar. O tendão de aquiles é uma área bastante sensível e, por isso, pode sofrer rupturas, principalmente entre aquelas pessoas que praticam atividade esportiva ocasional, como por exemplo: ciclismo, vôlei, futebol, basquete, tênis, ou ainda qualquer tipo esportivo que envolve saltos e gere impactos nesta região. 

Como acontece a lesão no tendão de Aquiles?

É bastante comum que esta lesão ocorra em pessoas que não fazem o fortalecimento e alongamento adequados desta região. Com isso, estes indivíduos não costumam se queixar até que haja um problema maior, como uma contração excêntrica abrupta do músculo que vai ocasionar a ruptura do tendão.

Como saber se rompi o tendão de Aquiles? Quais os sintomas?

Existem alguns sintomas que podem sinalizar uma lesão no tendão de Aquiles, como por exemplo:

  • Dor na panturrilha, o que provoca intensa dor ao caminhar;
  • Ao palpar o tendão é possível observar sua descontinuidade;
  • Em alguns casos, no momento da ruptura, algumas pessoas ouvem um estalo;
  • Dores constantes na região da lesão no tendão de Aquiles.

Quais as principais lesões no tendão de Aquiles?

Além da ruptura, outros tipos de lesão também podem acontecer no local, como a tendinite, tendinose e bursite. Abaixo explicamos cada um destes fatores. 

Mas sempre é importante deixar bem claro que apenas um ortopedista especialista em pé e tornozelo poderá fazer o diagnóstico com precisão, após uma avaliação criteriosa do caso específico de cada paciente. 

Tendinite

Esta condição é muito comum e ocorre quando há uma inflamação no tendão, causando dor e rigidez na região do calcanhar. Entre as causas do problema estão estresse repetitivo na estrutura, músculos da perna pouco desenvolvidos e esporão no calcâneo.

Tendinose

Este outro fator que pode ser classificado como um tipo de lesão no tendão de Aquiles se refere ao espessamento gradual do tendão, sem inflamação aparente, que acontece principalmente pelo seu uso excessivo. 

Este problema faz com que o tendão fique cada vez mais fraco e suscetível a novas lesões.

Bursite

Este termo se refere a uma pequena bolsa de líquido (bursa) que fica entre o tendão e o osso, protegendo estas estruturas do atrito, durante a movimentação. Por causa de traumas, a bursa pode ser lesionada e ficar inflamada.

Como é o tratamento para lesão no tendão de Aquiles?

Se você suspeita de lesão no tendão de Aquiles, certamente quer entender se existe tratamento. A resposta é sim, mas a consulta com um especialista é primordial para que o médico consiga delimitar exatamente qual será a medida correta para tratar a lesão que pode se diferenciar, como explicado anteriormente. 

Uma das recomendações é o tratamento conservador para lesão no tendão de Aquiles. O ortopedista pode recomendar este método, mas a abordagem do tratamento precisa considerar o tempo e a extensão da lesão e qual a intensidade dos sintomas. 

No mais, as recomendações para este tratamento são:

  • Imobilizações com gesso ou bota que proporcionam repouso;
  • Gelo no local como medida sempre eficiente para processos inflamatórios;
  • Medicações que devem ser unicamente prescritas pelo médico;
  • Palmilhas, que são feitas sob medidas para casos de pés muito pronados ou com alterações estruturais;
  • Órtese noturna, que vai ajudar a manter o tendão alongado enquanto o paciente dorme;
  • Terapia por ondas de choque, que auxilia no reparo da lesão e controle do processo de inflamação;
  • Fisioterapia com exercícios de alongamento, manipulação do tecido e fortalecimento com balanço muscular específico.


Todos estes tratamentos para a lesão no tendão de Aquiles devem ser previamente analisados pelo ortopedista especialista em pé e tornozelo de acordo com a gravidade.

Há a necessidade de cirurgia para lesão no tendão de Aquiles?

Se o tratamento conservador não for suficiente para a melhora do paciente, o médico irá reavaliar a situação para ver se há a necessidade do tratamento acontecer por vias cirúrgicas. 

Se esta lesão chegar a uma ruptura, por exemplo, ela pode acontecer de duas maneiras: total ou parcial, que pode variar de 3 a 6 cm. Não é comum cirurgias em rupturas parciais, mas em casos de rupturas totais o procedimento cirúrgico pode ser recomendado, seguido de algumas semanas de fisioterapia para completar a recuperação. 

Quanto tempo leva para curar um tendão?

O tempo de recuperação vai depender de cada paciente e do metabolismo de cada um, além, claro, de qual método será utilizado para o tratamento. Há períodos de recuperação diferentes se o tratamento for conservador ou se for cirúrgico. Durante a consulta com o ortopedista, o mesmo dará todas as recomendações do tempo adequado para o tratamento até a cura.
No mais, geralmente, a cicatrização e resistência completa do tendão de Aquiles ocorrem entre oito e dez semanas e é importante que o paciente siga, à risca, todas as recomendações médicas, como não realizar movimentos bruscos.

Lesão no tendão de Aquiles: fale com um especialista

Não fique mais na dúvida: se você deseja saber mais sobre a lesão no tendão de Aquiles ou está com algum dos sintomas que foram exemplificados acima, procure imediatamente um ortopedista especialista em pé e tornozelo.

Preenchendo o formulário abaixo você entrará em contato com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.