O assunto deste blog é a metatarsalgia. Afinal, o que é essa patologia, quais são os sintomas e os possíveis tratamentos?
A metatarsalgia é aquela dor presente na parte da frente dos pés, composta pelos ossos metatarsais, aqueles ossos responsáveis por formarem os dedos e o peito do pé.
Por isso, quem tem metatarsalgia, sente dor ao caminhar ou quando fica em pé por muito tempo, podendo também ser notada deformação no pé e presença de calos.
O principal sintoma de metatarsalgia é a dor na sola dos pés, que geralmente piora ao fazer caminhadas ou permanecer de pé por muito tempo, como dito anteriormente. Em alguns casos, é possível observar deformação nos pés, o que pode tornar a dor ainda mais intensa, podendo dificultar ainda a realização de atividades do dia a dia.
Algumas pessoas que sofrem com a metatarsalgia podem apresentar calosidades no peito do pé, demonstrando as áreas que sofrem de maior pressão, podendo ainda ser observados desvios ou alterações no formato dos pés, como desvio dos dedos ou saliências ósseas.
A metatarsalgia costuma surgir quando há uma irritação das articulações, tendões ou nervos que sustentam os metatarsos, e pode ser provocada por diversos fatores, entre eles estão:
Para desenvolver um plano de tratamento para a metatarsalgia, primeiro é necessário determinar por quanto tempo os sintomas estão presentes e o estágio da patologia. O tratamento varia de acordo com a severidade do problema, por isso procure um ortopedista que seja especialista em metatarsalgia. Para sintomas leves e moderados, são opções:
Feitas sob medida, proporcionam melhora na distribuição da carga com suporte nos metatarsos. Diminui a pressão e compressão no nervo durante a marcha.
Sempre uma boa medida para analgesia e diminuição do edema nas fases de agudização dos sintomas de metatarsalgia.
Até a melhora dos sintomas, atividades que colocam muita pressão no ante pé devem ser evitadas.
Evitar calçados estreitos, bico fino, salto alto e muito flexíveis são de extrema importância.
Melhorar a flexibilidade (alongamentos) nos casos com encurtamento da cadeia posterior.
Nos casos de dor aguda e incapacitante, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser usados, mas todo e qualquer tipo de remédio só pode ser receitado pelo médico.
Feito com corticoides e/ou anestésicos locais em casos específicos, sempre com recomendação do ortopedista.
Assim que os sintomas começarem ou ficarem cada vez mais constantes, a procura por um especialista em metatarsalgia é de extrema importância. O ortopedista irá fazer uma avaliação detalhada do caso, pois cada paciente pode apresentar um tipo de situação e, a partir daí, irá explicar os procedimentos que devem ser tomados até a indicação de uma cirurgia.
No entanto, a cirurgia de metatarsalgia só é recomendada em casos avançados em que o tratamento conservador não é suficiente para melhorar os sintomas, o nervo já está com a anatomia alterada e qualquer atividade provoca os sintomas.
Não tenha mais dúvidas sobre essa patologia e fale com um ortopedista. Preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp ao lado você entra em contato com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.
Quer saber mais se quem tem esporão pode fazer academia? Não tenha mais dúvidas sobre esta patologia e sobre o tratamento que pode ser realizado. Preencha o formulário abaixo e fale com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.