Meus pés são cavos, devo me preocupar?

Imagem: sergign, de envatoelements

Os pés cavos são aqueles caracterizados pelo aumento da curvatura plantar (da sola) dos pés. Eles podem ser secundários a doenças ou uma variação da normalidade, ocorrendo em 20% dos pés e estando frequentemente associados a um retropé varo (calcanhar mais virado para dentro).

A maioria dos pés cavos são idiopáticos, ou seja, sem uma causa específica. Entretanto, doenças como a poliomielite, Charcot-Marie-Tooth ou uma sequela tardia de Pé Torto Congênito são doenças que podem estar relacionadas. Além disso, pés cavos assimétricos (que ocorrem em um só pé) e progressivos (que aumentam com o tempo) podem estar associados a doenças no sistema nervoso central (medula e encéfalo).

Independentemente da causa, esse formato de pé tem níveis de gravidade diferentes, podendo ser sutil, quase imperceptível a olhos desatentos, ou extremamente grave, causando repercussões sérias para a vida do portador dessa verdadeira deformidade.

Os cavos sutis podem ser fator de risco para doenças muito comuns no pé e tornozelo, como o entorse do tornozelo e a metatarsalgia (dor sob a cabeça dos metatarsos na planta dos pés). As entorses podem acontecer com mais frequência, pois o eixo mecânico desses indivíduos (linha central de distribuição de força) coloca os ligamentos laterais do tornozelo mais “à prova” devido a posição mais interna do calcanhar (retropé varo). A metatarsalgia, por sua vez, pode acontecer devido à posição mais plantarizada, mais fletida, das cabeças dos metatarsos nesses pés, gerando sobrecarga local, calosidades e dor.

Os cavos mais graves normalmente estão relacionados a doenças. Eles são extremamente incapacitantes e fazem com que os indivíduos andem apoiando somente a borda lateral dos pés, o que, como o leitor pode imaginar, causa grandes repercussões na qualidade de vida devido a calosidades, dor e influencia nas articulações mais altas, como o joelho, quadril e coluna.

O tratamento dos pés cavos pode envolver tratamento conservador, com palmilhas e fisioterapia, ou necessitar de tratamento cirúrgico.

Cuidem dos seus pés. São eles que te levam cada vez mais longe!

fonte: Portal UAI, escrita pelo Dr. Tiago Baumfeld