(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

O que é inflamação no tendão de Aquiles?

COMPARTILHE
O que é inflamação no tendão de Aquiles?

Você sabe exatamente o que é a inflamação no tendão de aquiles? Essa patologia nada mais é que a tendinite de aquiles, que também pode ser chamada de tendinite calcânea e se caracteriza por uma inflamação e degeneração do tendão calcâneo. 

Quais são as causas da inflamação no tendão de aquiles?

Essa patologia é resultado de um estresse que acontece de forma repetitiva que é muito maior do que o tendão está preparado para suportar. No entanto, essa inflamação também pode estar relacionada a uma menor resistência do tendão, em função de fraqueza, envelhecimento, degeneração ou doenças como por exemplo a diabetes. 

No caso das mulheres, o uso contínuo de salto alto pode levar a um encurtamento da musculatura da panturrilha, o que favorece ainda mais para o desenvolvimento da tendinite no calcâneo, causando essa inflamação no tendão de aquiles

Quais são os sintomas da inflamação no tendão de aquiles?

As principais queixas de quem sofre com a inflamação no tendão de aquiles são as dores e a rigidez na parte de trás de tornozelo. 

Para quem pratica esportes como caminhada e corrida, a dor tende a aparecer no início dessas práticas, mas melhora após alguns minutos com o corpo se aquecendo. No entanto, após o término das atividades ela volta. 

Com o passar do tempo, caso você não busque um médico especializado para verificar essa inflamação no tendão de aquiles, a dor aumenta e se torna constante e começa a incomodar em coisas simples como subir escadas.

Quais são os tipos de inflamação no tendão de aquiles?

Podemos citar que são dois os tipos de tendinite, a insercional e a não insercional.

A tendinopatia insercional envolve a porção inferior do tendão, onde ele se conecta com o calcâneo. Pode acontecer em alguns casos desse tipo de inflamação no tendão de aquiles estar associada à deformidade de Haglund, uma proeminência óssea no calcâneo que pode levar a uma compressão sobre o tendão.

Já a não insercional acomete a parte central do tendão deixando ele mais espessado. A área que fica mais vulnerável está localizada entre 2 e 6 centímetros do calcanhar, pois é uma região pouco vascularizada. As microlesões repetitivas e a tentativa constante de cicatrização fazem com que ocorra degeneração e, eventualmente, a calcificação das fibras do tendão, que se torna mais espesso.

Qual o tratamento para inflamação no tendão de aquiles?

Citamos como primeira medida a ser tomada para curar esse tipo de patologia e reduzir a dor é diminuir as atividades que agravam a dor, principalmente se você pratica atividades físicas que lhe faz forçar muito a região dos pés, como a corrida. 

Se você não pode ou não quer ficar praticar essas atividades, se a dor permitir, a substituição por caminhadas leves, ciclismo e natação, por exemplo. 

Outro método para aliviar dor e ajudar na desinflamação é colocar gelo no local e a medicação anti-inflamatória também deve ser utilizada seguindo as orientações de um profissional. Aliás, assim que você notar uma inflamação procure um ortopedista especialista em pé e tornozelo e tire todas as suas dúvidas. O ortopedista ainda pode insistir no tratamento conservador recomendado fisioterapia, o uso de palmilhas, órtese noturna e terapia por ondas de choque, tudo a depender do grau da sua inflamação no tendão de aquiles

É necessário fazer cirurgia?

Se o tratamento conservador falhar em restaurar o Tendão de Aquiles para suas condições normais de função, a cirurgia pode ser necessária. O especialista em tendão de aquiles leva em consideração a extensão da lesão, idade, grau de atividade, ocupação, entre outros para selecionar o procedimento mais adequado.

Onde encontrar um especialista?

Está buscando por um ortopedista que seja especializado em pé e tornozelo para saber mais sobre inflamação no tendão de aquiles? Preencha o formulário abaixo e fale com um médico ortopedista. Você também pode contatar um profissional através do botão do WhatsApp ao lado e tirar suas dúvidas sobre esta patologia. 

 

Fale agora mesmo com um especialista!