Seus tornozelos estão inchados e você não sabe o motivo? Esse problema é comum e geralmente não é sintoma de problemas graves. Porém, se o inchaço persistir durante um longo período, pode ser sinal de má circulação nas pernas, torção, infecção e até mesmo trombose. Leia esse blogpost que preparamos e descubra o que pode causar dor e inchaço no tornozelo.
Essa é a causa mais comum desse problema. Se você trabalha num escritório, provavelmente passa o dia todo sentado. Ficar na mesma posição durante um longo período reduz o fluxo sanguíneo até seus tornozelos, o que causa o inchaço. O mesmo acontece com quem passa a maior parte do dia em pé. Os músculos das pernas e pés ficam impossibilitados de se contrair, daí vem a dor e, possivelmente, o inchaço.
Outra questão que responde sua dúvida sobre o que pode causar dor e inchaço no tornozelo é a má circulação. Com o processo natural de envelhecimento, as veias se tornam menos capazes de empurrar o sangue, fazendo com que ele fique acumulado nas pernas e pés.
Neste caso, o recomendável é procurar um médico especialista para que as medidas de prevenção necessária sejam tomadas.
Você também pode gostar de: Quando procurar um ortopedista especialista em tornozelo
Se o inchaço é acompanhado por dor e dificuldade em mover os pés, pode ser que a causa do inchaço no tornozelo seja uma lesão. A mais famosa se chama entorse, e acontece quando você pisa de mal jeito e acaba dando uma torcida no pé. Nesse caso, os ligamentos do tornozelo são alongados de forma brusca, o que causa fissuras. Logo, o incidente gera o processo inflamatório, com inchaço e manchas roxas.
Aqui o problema é parecido com o do tópico ‘má circulação”, porém, as causas estão atreladas à insuficiência cardíaca. Numa certa idade, os músculos do coração passam a ter menos força, e isso faz com que o sangue fique acumulado nas pernas e pés. Nesse caso, o inchaço é acompanhado de casaco excessivo, falta de ar e pressão no peito.
A trombose aparece quando um coágulo entope uma das veias da perna. Com esse obstáculo, o sangue não consegue regressar adequadamente ao coração, acumulando-se nas pernas, pés e tornozelos. Dor, sensação de formigamento, vermelhidão intensa e, até febre baixa são alguns sintomas que podem sugerir que a causa da dor nos tornozelos é acusada por trombose.
Anticoncepcionais, remédios para o coração, diabetes, antidepressivos, corticoide e mais uma variedade de medicamentos possuem como efeito colateral o inchaço das pernas e pés. Nesse caso, uma conversa com um médico é recomendado, para que caso o inchaço seja grave, seja possível a troca da medicação.
Nenhuma dica de internet solucionará seus problemas como um médico. Porém, em alguns casos, como nas lesões ou pela má circulação causada pela inércia do dia a dia, aplicar gelo no local do inchaço e botar os pés pra cima, ajuda.
Portanto, não deixe de procurar um especialista em pé e tornozelo para investigar seus sintomas e descobrir com antecedência caso essa dor e inchaço seja algo mais grave.
Se você sofreu uma fratura ou lesão no pé e tornozelo e está sentindo dores e inchaços, não deixe de buscar por um ortopedista especialista.
Preencha o formulário abaixo e fale com um profissional, agendando sua consulta.
Durante a avaliação você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o que pode causar dor e inchaço no tornozelo, além de saber valores e as técnicas a serem utilizadas caso necessárias. Entre em contato.