O que pode ser dor nos pés ao levantar?

Você sente dor nos pés ao levantar? Quer saber de uma vez por todas o que isto pode significar?

Neste conteúdo vamos te falar tudo sobre este assunto, então, fique até o final para entender que diversas patologias podem estar relacionadas com este tipo de sintoma.

Fascite plantar, joanete, esporão… Estas são algumas das patologias que podem provocar dor nos pés ao levantar

Fascite plantar

Tentando entender um pouco mais sobre o que pode ser dor nos pés ao levantar, explicamos sobre a fascite plantar, uma das possibilidades. Trata-se de uma inflamação de um tecido de sustentação, que conecta o calcâneo aos dedos e reveste quase toda a região plantar do pé. Primeiro começa com uma irritação, evolui para inflamação e, em casos mais avançados, até uma ruptura. O principal foco da lesão é a inserção no calcâneo.

Joanete

Esta condição é descrito como um abaulamento na parte de dentro do ante pé e pode, sim, causar dor nos pés ao levantar, mas este não é seu principal sintoma. Contudo é muito mais do que isso. A parte visível desse abaulamento é resultado de uma deformidade complexa na qual o dedo maior é desviado em direção ao segundo dedo ao invés de permanecer reto e a cabeça do primeiro metatarso vai se tornando descoberta gerando a saliência.

O Joanete é uma deformidade progressiva. Começa com um pequeno desvio, que gradualmente vai mudando as relações ósseas ao longo dos anos e lentamente vai se tornando cada vez mais proeminente, resultando em grandes abaulamentos. Os sintomas normalmente aparecem em estágios mais tardios.

Esporão do calcâneo

Uma das principais queixas de pacientes com esporão é dor nos pés ao levantar. Esta condição é resultado do crescimento de um pequeno segmento do osso, localizado no calcanhar e que acaba formando-se na parte de baixo ou também na região posterior desse osso, causando a dor.

Quem pode sofrer com este problema?

A dor nos pés ao acordar pode ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais frequente em adultos, principalmente após os 40 anos, independente de ser homem ou mulher. No entanto, há quem sofre mais com dor nos pés, como os desportistas ou também aqueles que usam calçados impróprios, como no caso das mulheres que usam e abusam do salto alto.

Qual o tratamento para dor nos pés ao levantar?

O tratamento depende das causas subjacentes, ou seja, deve ser instituído de acordo com a patologia que está a provocar a dor no pé, como veremos adiante com maior detalhe.

Apresentamos-lhe, de seguida, as principais causas para a dor no pé.

Quer saber mais?

Tem dúvidas sobre dor nos pés ao levantar? Deseja saber mais sobre fascite plantar, joanete e esporão ou também sobre outras patologias envolvendo pés e tornozelos? Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e fale com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especializado em pé e tornozelo.