(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Onde fica o tendão de Aquiles?

COMPARTILHE

Quer descobrir de uma vez por todas onde fica o tendão de Aquiles? Neste conteúdo, vamos te explicar todos os detalhes sobre esta parte do corpo que fica na região do tornozelo e dos pés, formado por um cordão fibroso localizado na região posterior do tornozelo/perna, abaixo da panturrilha, conectando os músculos da panturrilha ao calcâneo. 

Como identificar uma lesão no tendão de Aquiles?

Muitas pessoas que buscam saber onde fica o tendão de Aquiles tem dúvidas sobre o que pode causar este tipo de inflamação e podem acabar confundindo com outro problema ou patologia. 

Por isso, é importante prestar atenção aos sintomas que surgem nesta região do tornozelo. O sintoma inicial da inflamação é a dor sobre a área acometida do tendão, e algumas vezes a presença de dor na base do calcanhar ou na fáscia plantar pode ser indicativo de encurtamento dessa estrutura. É comum que a pessoa tenha uma lesão durante a prática de atividade física e, muitas vezes, só percebe depois que o corpo esfria e começa sentir choques e dor ao pisar. 

Em casos como de ruptura do tendão, que acometem mais os atletas, os sintomas podem ser a sensação de um estalo seguido de dor aguda, sendo impossível continuar a atividade. Nesta situação, a pessoa deve se deslocar o mais rápido possível para um pronto-socorro, para saber a gravidade do rompimento e iniciar o tratamento e, claro, buscar por um atendimento especializado. 

O que causa?

Agora que já está claro onde fica o tendão de Aquiles, é importante saber o que pode causar uma lesão nesta região. 

A lesão no Tendão de Aquiles é causada, normalmente, por aumento repentino nas atividades que provocam esforço repetitivo no tendão. Elas colocam muito estresse no tecido em um intervalo curto de tempo, resultando em micro lesões nas suas fibras, não dando tempo para o organismo cicatrizar. A estrutura é alterada e o paciente refere dor e alteração anatômica.

Qualquer atividade de impacto e esforço repetitivo, que abuse da utilização dos tornozelos e pés, sem o preparo físico adequado deixa a pessoa suscetível a essa patologia. Atletas de alto desempenho e amadores ou profissionais que andam muito são exemplos. Obesidade e sedentarismo também são alguns dos fatores de risco.

Indivíduos com pronação excessiva (pé plano/chato) tem uma tendência a desenvolver tendinopatias no Tendão de Aquiles devido a uma ativação excessiva desse tendão durante a marcha, principalmente na ausência de calçado adequado. Encurtamentos e falta de alongamento também estão associados.

Quando a cirurgia no Tendão de Aquiles é necessária?

Além de entender onde fica o tendão de Aquiles e o que pode causar uma inflamação nessa região, é importante saber se sempre que esta patologia aparece a cirurgia é necessária. Na verdade, não. 

Mas, se o tratamento conservador falhar, a intervenção cirúrgica pode ser necessária. O especialista em pé e tornozelo irá realizar novos exames e avaliações e irá considerar a extensão da lesão, idade, grau de atividade, ocupação, entre outros para selecionar o procedimento mais adequado.

Não tenha mais dúvidas sobre onde fica o tendão de Aquiles

Se mesmo depois deste conteúdo você têm dúvidas sobre onde fica o tendão de Aquiles, não perca tempo, procure um especialista em pé e tornozelo e esclareça tudo, principalmente se você apresenta alguns sintomas que possam ser identificados como uma lesão ou inflamação no tendão. 

Preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp ao lado você tem acesso à equipe do Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especialista em pé e tornozelo.