As pessoas que têm fascite plantar sabem bem como é complicado encontrar sapatos adequados para este tipo de patologia, pois a maioria deles são responsáveis por causar bastante desconforto nos pés ao longo de uma caminhada ou também da prática de outras atividades físicas.
Por isso, neste conteúdo, resolvemos explicar quais são os melhores calçados para fascite plantar, além de explicar mais alguns detalhes sobre o assunto. Vamos lá?
Separamos alguns modelos mais comuns de calçados para quem tem fascite plantar, como sandálias e tênis.
Se você é mulher e tem fascite plantar, certamente sabe que usar sapatos de salto alto e as rasteirinhas só provocam desconforto. Por isso, o uso desses tipos de calçados devem ser evitados, pois o uso prolongado pode causar dor e piorar a inflamação.
O recomendado, então, para você que busca saber os melhores calçados para fascite plantar, são calçados com um pequeno salto na região do calcanhar para não forçar os joelhos. Para se ter noção, o salto deve ser entre 2,0 cm a 4,0 cm.
Uma regra básica é sempre prezar pelo conforto, por isso opte por calçados macios e no tamanho adequado; o pé precisa ficar distribuído de forma harmoniosa dentro calçado, ou seja nem espremido ou folgado demais.
Os modelos que possuem plataforma, além de super elegantes distribuem melhor o impacto, é uma boa opção para usar.
Para quem gosta de usar sandália rasteira, não precisa se preocupar, pois esse tipo de sapato se enquadra na nossa lista sobre os melhores calçados para fascite plantar. No entanto, é preciso prestar atenção se essa sandália será do tipo que possui solado macio e plataforma anatômica, para amortecer o impacto ao caminhar, pois se a rasteira for dura e sem plataforma, pode piorar o quadro.
Dê sempre preferência por calçados que possuam palmilhas macias, solado flexível e com formato que não aperte os pés, seja na parte de cima ou na lateral.
Os melhores calçados para fascite plantar são aqueles modelos com regiões abertas que proporcionam mais liberdade para os pés.
Quando se busca saber os melhores calçados para fascite plantar, não se trata apenas de sapatos para sair e curtir, mas sim tênis para a prática de atividades físicas. O ideal é procurar um tênis com bom sistema de amortecimento, principalmente na região da planta do pé. Se for possível, o ideal é encontrar aquele modelo que traz mais espuma no calcanhar e no antepé para um amortecimento mais eficaz.
Isso porque, essa espuma contribui para a sensação elástica, favorecendo os pés.
Além de entender quais são os melhores calçados para fascite plantar, também é importante saber mais sobre essa inflamação que acontece em um tecido de sustentação que conecta o calcâneo aos dedos e reveste quase toda a região plantar do pé. Primeiro começa com uma irritação, evolui para inflamação e, em casos mais avançados, até uma ruptura. O principal foco da lesão é a inserção no calcâneo.
Também é interessante conhecer mais sobre os sintomas desta patologia. Ao procurar um especialista em fascite plantar você poderá explicar o que está sentindo e ele lhe dará o diagnóstico, mas abaixo, seguem alguns sintomas:
A queixa mais comum da fascite plantar aparece logo nos primeiros passos da manhã ou após períodos em repouso quando inicia a marcha. Em alguns minutos caminhando a dor melhora devido ao alongamento da fáscia. Nos casos persistentes os sintomas também surgem nos esforços como ficar em pé ou nas atividades físicas.
Quer saber mais sobre os melhores calçados para fascite plantar e entender melhor sobre esta patologia. Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e entre em contato com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.
Quer saber mais se quem tem esporão pode fazer academia? Não tenha mais dúvidas sobre esta patologia e sobre o tratamento que pode ser realizado. Preencha o formulário abaixo e fale com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.