(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Pé chato ou pé plano: entenda as causas e tratamentos

COMPARTILHE
Pé plano: entenda as causas e os tratamentos Pé chato ou pé plano

Pé plano: entenda as causas e os tratamentos

O pé plano, também chamado de pé chato, se caracteriza pela diminuição do arco plantar, ou seja, quando a pessoa apoia o pé no chão, a planta do pé toca na superfície por inteiro.  

É ainda uma condição causada pela alteração do tendão, resultando na incapacidade em suportar o arco longitudinal medial, deformando-o.

É chamado de pé plano adquirido do adulto, pois é o principal responsável por esta deformidade, durante a fase adulta. O mais comum é em apenas um dos pés, mas pode ser bilateral. É uma deformidade progressiva, isto quer dizer que só fica pior se não for tratado precocemente.

Quais as causas do pé plano?

As causas do pé plano podem ser tanto genéticas, quanto decorrentes de um componente de hiperfrouxidão ligamentar e podem ter relação com algumas malformações dos ossos ou também com o aparecimento de ossificação anômala.

A ocorrência em crianças do pé plano ou pé chato, apesar de mais raras, pode acontecer e ser resultado de má formação. Nestes casos, o tratamento precoce é o recomendado.

Ainda com relação aos adultos, em alguns casos, o pé plano ou pé chato pode estar relacionado com uma ruptura tendinosa traumática ou degenerativa.

A consulta com um ortopedista especialista em pé pode ajudar a resolver estas questões.

Existe tratamento para o pé plano?

A intervenção de um médico será necessária, quando existe muita calosidade ou até mesmo dor. O tratamento mais indicado é o conservador, como a utilização de calçados apropriados e algumas atividades.

Em casos de pacientes que precisam de cirurgia, o ortopedista irá avaliar com cautela o caso e, somente os considerados graves, terão este encaminhamento. Por isso, quanto antes for iniciado o tratamento, melhor.

 

Este tratamento conservador pode incluir

Órteses: principalmente palmilhas sob medida que proporcionam sustentação do arco do pé; Imobilizações: as botas imobilizadoras e as tornozeleiras firmes para os casos agudos que auxiliam no processo cicatricial do tendão; Fisioterapia: medidas para diminuir o edema e a dor no início, evoluindo para a reabilitação da musculatura estabilizadora do tornozelo e do membro; Medicamentos: analgésicos e anti-inflamatórios para reduzir a dor e o edema com prescrição de um médico especializado; Modificação de calçado: muito importante para proteger os pés. Serão indicados aqueles com contra forte firme (parte de trás) e com solado mais firme para diminuir a sobrecarga nos tecidos lesados, melhorando os sintomas.

 

Veja também: Tudo sobre pé plano ou pé chato

Qual o melhor calçado para as crianças com pé plano?

Como mencionamos acima, o uso de calçados será recomendado pelo ortopedista, mas os sapatos ideais para as crianças menores são os flexíveis, que tenham solado aderente e com contra-forte rígido, ou seja, na parte de trás que tem contato direto com o calcâneo.

Já para as crianças que são maiores, alguns outros tipos de calçados já podem ser indicados, de acordo com a atividade e durabilidade deles.

 

E os sintomas?

Os sintomas podem surgir de diferentes maneiras, de acordo com a causa que levou o paciente a desenvolver o pé plano. No entanto, existem alguns sinais comuns, como por exemplo: 

  • dor no tendão tibial posterior com inchaço no tornozelo;
  • sentir dor ao praticar atividades físicas, como corrida; ou até dificuldade de permanecer em pé, dependendo do caso e da formação;
  • dor no lado externo do tornozelo, em razão de uma pressão na fíbula;
  • dormência e formigamento na parte superior e nos dedos dos pés;
  • formação de uma protuberância na parte inferior do pé – principal sintoma para os diabéticos, pois estes pacientes não sentem a dor provocada pela deformidade.

Onde encontrar um ortopedista especialista em pé?

Como você pode ter notado, o pé chato ou pé plano pode ser causado por diversos distúrbios. 

Por isso, se você tem algum destes sintomas, se o seu filho apresenta diferença nos pés ou sente dores, agende uma consulta com um médico especialista. 

Preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp ao lado, você conversa com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especializado em pés e tornozelos.