(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Qual o melhor tipo de calçado para quem tem esporão?

COMPARTILHE
Qual o melhor tipo de calçado para quem tem esporão

Se você sofre com o esporão este conteúdo vai te ajudar bastante, principalmente se você quer saber qual o melhor tipo de calçado para quem tem esporão

Somente quem passa por isso consegue imaginar a importância de encontrar os calçados mais confortáveis e adequados que vão auxiliar na diminuição da dor. Os calçados certos são importantes não somente para ajudar quem tem esporão, mas também para prevenir a evolução para quadros mais graves e evitar a reincidência. 

A recomendação é evitar o uso de calçados desconfortáveis, muitos velhos ou apertados por um longo período. Pense sempre que se um sapato não está confortável, ele não é saudável para os seus pés. 

Palmilhas podem auxiliar na melhora da dor, principalmente as calcanheiras que, além da absorção do impacto, também causam uma modificação na posição do pé. Mas é sempre importante lembrar da necessidade de consultar um ortopedista que entenda de esporão para que ele recomende a palmilha adequada para o seu caso. 

Os melhores calçados para quem tem esporão são aqueles que possuem solado firme, como os tênis de corrida, botas de trekking ou montanhismo. Estes modelos devem possuir amortecedores e, de preferência, saltos de pelo menos 2,5 centímetros. Os tênis precisam ser dotados de um sistema de absorção de impacto, inclusive nas palmilhas. Elas podem ser de silicone ou de EVA – não há diferença: o importante é estarem confortáveis.

Outro detalhe importante é avaliar, juntamente com um ortopedista especialista, qual é o seu tipo de pisada: neutra, pronada (conhecida como pisada para dentro) ou supinada (chamada de pisada para fora). 

Antes de qualquer ação para aliviar as dores do esporão, busque um ortopedista, médico especialista que poderá indicar o calçado ideal para o seu caso e o tratamento preventivo necessário.

Mas afinal, o que é o esporão?

O esporão é resultado do crescimento de um pequeno segmento do osso, localizado no calcanhar, e que acaba formando-se na parte debaixo ou também na região posterior deste osso, causando a dor.

O esporão é formado no calcâneo, maior osso do pé. Às vezes ele inflama, o que pode favorecer a calcificação dos tecidos que estão em volta dele, causando o esporão.

 

Veja também: Qual a diferença entre esporão e fascite plantar?

Existe cura para o esporão?

É importante ressaltar que nem toda dor no calcanhar é, necessariamente, esporão. Apenas um médico poderá fazer o diagnóstico definitivo e orientar sobre o melhor tratamento. 

O tratamento clínico conservador é o que traz mais resultados satisfatórios. É importante levar em conta que alguns processos podem ser realizados para aliviar a dor, como o repouso, compressas de gelo e elevação do membro que estiver comprometido.

Durante a consulta com um especialista você poderá tirar dúvidas também em relação ao uso de palmilhas ortopédicas sob o calcanhar para amortecer o impacto da pisada, o que irá diminuir a pressão.

 

Leia mais: Qual o tratamento para o esporão?

Fale com um especialista!

Ao preencher o formulário abaixo, você terá contato com o Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especialista em pé e tornozelo e que atende pacientes com esporão. Agende uma consulta e tire suas dúvidas sobre qual o melhor tipo de calçado para quem tem esporão, avalie o seu caso da forma correta e não sofra mais com este problema.

Você também pode entrar em contato através do botão do WhatsApp ao lado