Muitas pessoas têm dúvidas sobre quanto tempo para andar após cirurgia de tornozelo. Por conta disso, preparamos este conteúdo para explicar tudo sobre este assunto.
O primeiro passo, no entanto, é saber qual o seu problema no tornozelo e qual o tipo de cirurgia a ser realizada.
Independente do tipo de cirurgia, uma dúvida frequente após a realização de um procedimento cirúrgico é: quanto tempo para andar após cirurgia de tornozelo?
Primeiro, é importante entender que o tornozelo é uma região delicada do corpo humano e exige cuidados para sua recuperação!
Ele é uma articulação localizada entre o pé e a perna, sendo composto por três ossos: tálus, fíbula e tíbia.
Além de saber quanto tempo para andar após cirurgia de tornozelo, é importante também entender sobre o pós-cirúrgico de um procedimento no tornozelo. Primeiramente, é necessário deixar claro que a condução da recuperação é individualizada, ou seja, depende de cada caso.
O que se pode adiantar é que, normalmente, os pontos cirúrgicos costumam ser retirados após 02 semanas e o paciente poderá utilizar uma bota imobilizadora por cerca de 45 dias, para manter a região rígida e imóvel, tudo a depender da recomendação médica.
Além do mais, diante de sinais de consolidação óssea no exame de raio X, é indicado iniciar reabilitação fisioterapêutica, acompanhada por seu ortopedista.
Também recomenda-se que o paciente não faça esforço na região por até 16 semanas.
A grande verdade é que não existe uma resposta exata para saber quanto tempo para andar após cirurgia de tornozelo, pois a recuperação cirúrgica depende do tipo de fratura, modalidade cirúrgica, idade do paciente, entre outros.
Por exemplo, se o paciente for criança, há tendência de se recuperar rapidamente de uma fratura, podendo se recuperar em até dois meses.
Já se forem idosos, o tempo de recuperação pode levar até um ano para atingir a recuperação integral.
No caso de fraturas expostas ou cominutivas, em caso de ossos que se partem em múltiplos fragmentos, por exemplo, o período de recuperação pode levar muito mais tempo.
Para saber quanto tempo para andar após cirurgia de tornozelo é preciso entender também sobre as causas que podem levar a uma possível torção no tornozelo que, posteriormente, pode ser caso cirúrgico.
A torção pode ser resultado de uma queda, torção ou qualquer situação que force o tornozelo em uma posição além da sua mobilidade normal. Ocorrem na prática de atividades esportivas, calçados inapropriados, caminhar em superfícies irregulares ou em qualquer situação que provoque insegurança ao pisar.
Algumas pessoas têm uma predisposição por nascer com frouxidão ligamentar ou antecedentes de trauma no tornozelo.
Uma dúvida muito frequente no consultório é quando uma torção do tornozelo pode levar a uma cirurgia. Essa questão e todas as demais dúvidas em relação a processos cirúrgicos podem ser esclarecidas quando você procura um especialista em torção do tornozelo.
Na ausência de lesões graves ou complicações associadas, o tratamento é conservador em um primeiro momento. Por isso, a avaliação com o especialista em tornozelo e pé é importante até mesmo para quem deseja descobrir quanto tempo para andar após cirurgia de tornozelo.