O seu objetivo neste conteúdo é descobrir se quem tem esporão pode usar salto? Então, fique com a gente até o final e entenda, de uma vez por todas, os tipos de sapatos ideais para quem sofre com esta patologia.
Esclarecendo, de cara, se quem tem esporão pode usar salto, a resposta é que se deve evitar este tipo de calçado. Isto porque o uso do salto muito alto pode prejudicar ainda mais a musculatura do pé, influenciando na piora dos sintomas do esporão do calcâneo.
Para as pessoas que sofrem com isso, a melhor opção de sapato são aqueles modelos com salto de pelo menos 2,5 cm. Um pequeno salto na região do calcanhar irá distribuir melhor o peso e aliviar a pressão. Isso é muito importante, pois pode minimizar o desconforto durante o dia. Mas, lembre-se, nada de saltos muito altos, principalmente se você ficar em pé por muito tempo, podendo prejudicar ainda mais a situação.
As mulheres com esporão também podem optar por modelos com salto tipo plataforma, considerados mais confortáveis para amortecer o impacto ao caminhar.
Agora que você já tem o esclarecimento se quem tem esporão pode usar salto, saiba que a recomendação é evitar o uso de calçados desconfortáveis, muitos velhos ou apertados por um longo período. Pense sempre que se um sapato não está confortável, ele não é saudável para os seus pés e pensar na saúde dos pés é sempre importante.
Os melhores calçados para quem tem esporão são aqueles que possuem solado firme, como os tênis de corrida, botas de trekking ou montanhismo. Estes modelos devem possuir amortecedores e, de preferência, saltos de pelo menos 2,5 centímetros, esclarecendo aqui, mais uma vez, a dúvida principal deste texto que é entender se quem tem esporão pode usar salto.
Outro detalhe importante é avaliar, juntamente com um ortopedista especialista, qual é o seu tipo de pisada: neutra, pronada (conhecida como pisada para dentro) ou supinada (chamada de pisada para fora). E, claro, se você tem mais dúvidas em relação ao entendimento e precisa de mais detalhes para saber se quem tem esporão pode usar salto, fale com um especialista, explique suas necessidades para utilizar este tipo de calçado e chegue a um acordo com o médico, pensando sempre no melhor para seus pés.
Muito se discutiu aqui se quem tem esporão pode usar salto e também sobre os modelos ideais de calçados para quem tem este tipo de patologia. Mas, por fim, o que é o esporão?
Trata-se do resultado do crescimento de um pequeno segmento do osso, localizado no calcanhar, e que acaba formando-se na parte debaixo ou também na região posterior deste osso, causando a dor.
O esporão é formado no calcâneo, maior osso do pé. Às vezes inflama, favorecendo a calcificação dos tecidos que estão em volta dele, causando o esporão.
O tratamento clínico conservador é o que produz resultados satisfatórios durante o tratamento do esporão. Você, em conversa com seu ortopedista especialista em esporão, terá todas as informações sobre o tratamento a ser realizado. O profissional levará em conta as queixas e os dados que foram obtidos nos exames para determinar o tipo de tratamento a ser executado.
É importante levar em conta que alguns processos podem ser realizados para aliviar a dor como o repouso, compressas de gelo e elevação do membro que estiver comprometido. Durante a consulta com um especialista você poderá tirar dúvidas também em relação ao uso de palmilhas ortopédicas sob o calcanhar para amortecer o impacto da pisada, o que irá diminuir a pressão.
Se você está com sintomas e precisa tirar dúvidas sobre a patologia e se quem tem esporão pode usar salto, procure um ortopedista especialista em pé e tornozelo. Agende uma consulta e cuide da saúde dos seus pés. Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e fale com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano.