(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Sintomas de entrose no tornozelo e como é o tratamento

COMPARTILHE
Imagem: pixelaway, de envatoelements

A entorse no tornozelo é uma situação bastante desconfortável que acontece quando a pessoa "pisa em falso" virando o pé para fora, num terreno irregular ou degrau, podendo acontecer com mais frequência em pessoas que usam salto alto ou durante uma corrida, por exemplo.

Assim, após virar o pé, é comum que o pé dique inchado nos primeiros dias e exista dificuldade para andar, no entanto, na maioria dos casos, basta colocar uma compressa gelada e repousar com os pés mais elevados que o corpo para controlar esses sintomas e se sentir melhor. Porém, quando a dor e o desconforto no pé não passam, é importante consultar o ortopedista, pois pode ser necessário imobilizar o pé.

Sintomas de entorse de tornozelo
Os sintomas de entorse no tornozelo costumam aparecer devido ao estiramento do ligamento do local, sendo os principais:

Dor no tornozelo e dificuldade para caminhar ou, até mesmo, colocar o pé no chão;
Inchaço da parte lateral do pé;
A área pode ficar inchada e arroxeada, sendo comum que o roxidão surja apenas 48 horas depois da torção;
Sensibilidade ao tocar na região lateral do tornozelo e do pé;
Pode haver pequena elevação da temperatura no local afetado.

Normalmente a própria pessoa consegue saber que torceu o pé enquanto estava andando ou correndo, no entanto o ortopedista pode indicar a realização de um raio-X do pé, para verificar se houve alguma fratura, ou a realização de uma ressonância magnética com o objetivo de verificar se houve rompimento dos ligamentos, sendo esse exame solicitado no caso dos sintomas persistirem por mais de 3 meses.

Como é o tratamento
O tratamento para entorse no tornozelo deve ser orientado pelo ortopedista de acordo com a gravidade e duração dos sintomas. Na maioria dos casos, a entorse é simples, sendo verificado apenas estiramento do ligamento e os sintomas passam em menos de 5 dias, sendo nesse caso indicado apenas colocar uma compressa de gelo no tornozelo enquanto descansa sentado ou deitado, mas com os pés elevados.

Por outro lado, quando é verificado que a entorse levou à lesão parcial ou total do ligamento, pode ser indicado pelo ortopedista a realização de sessões de fisioterapia, em que devem ser usados aparelhos que ajudam a desinflamar a região, além de serem realizados exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular para evitar nova entorse.

Em alguns casos pode ser necessário imobilizar o pé colocando uma tala ou gesso por alguns dias e durante esse período, podendo ser também indicado o uso de muletas para andar durante esse período. O fisioterapeuta poderá usar ainda uma fita de kinesio tape para proteger o tornozelo evitando que o pé vire para fora de forma excessiva.

Além disso, o fisioterapeuta ou ortopedista poderão indicar o uso de uma palmilha para usar dentro dos sapatos para corrigir a forma como a pessoa pisa e para ajudar na formação do arco plantar, evitando o pé plano, por exemplo, além de também poder ser indicado o uso de pomada anti-inflamatória contendo diclofenaco para aliviar a dor e o desconforto.

fonte: Tua Saúde, escrita pel fisioterapeuta Marcelle Pinheiro