(16) 3913-2626
(16) 99329-4353

Tornozelo inchado: causas, sintomas e tratamentos

COMPARTILHE
Tornozelo inchado: causas, sintomas e tratamentos

Está sentindo o seu tornozelo inchado e quer saber o que pode ser? Neste conteúdo você vai encontrar quais são as possíveis causas, sintomas e tratamentos para o tornozelo inchado.

No entanto, para além deste conteúdo, sempre é importante frisar a importância da procura por um ortopedista especialista em tornozelo, principalmente se esta região do corpo estiver apresentando sinais de inchaço e dor. 

O que pode ser, quando o tornozelo está inchado?

Podem ser vários os motivos pelo qual um tornozelo está inchado. Por isso, a procura por um especialista é primordial, mas este sintoma pode ser um sinal de alguma patologia que necessite de um tratamento específico, como por exemplo: 

  • má circulação do sangue
  • torção ou lesão
  • efeito colateral de algum remédio. 

Como saber se é uma torção no tornozelo?

Quando se tem um tornozelo inchado, a pessoa pode ter sofrido uma queda, torção ou qualquer situação que force o tornozelo em uma posição, além da sua mobilidade normal. As causas deste inchaço também podem estar associadas à prática de atividades esportivas, calçados inapropriados, caminhar em superfícies irregulares ou em qualquer situação que provoque insegurança ao pisar.

É importante atentar-se para estes tópicos e tentar compreender de onde pode estar vindo o incômodo que está sentindo e, claro, sempre procurar atendimento médico se a situação começar a piorar. 

Quais exames posso fazer para saber a origem do tornozelo inchado? 

Muitas pessoas podem se questionar: será que um tornozelo inchado pode ser grave?
Pense sempre que tudo que estiver fora do normal precisa de atenção especial e, se o seu tornozelo inchado começar a piorar, a visita ao médico e a realização de exames com frequência é a maneira mais eficaz de evitar doenças ou, pelo menos, diagnosticá-las a tempo para procurar o tratamento adequado. 

Porém, vale lembrar que apenas apresentar um tornozelo inchado é um sintoma muito vago e as causas para o problema podem ser variadas. Por isso não se deve tomar remédio por conta própria ou apenas tentar um tratamento caseiro. 

Alguns dos exames que um médico pode solicitar são:

  • exame de urina (para casos de problemas renais); 
  • tomografia computadorizada; 
  • raio-x do tornozelo inchado
  • ecografia. 

 

Há ainda muitos outros exames que podem ser realizados a pedido de um ortopedista especialista em tornozelo e, a depender da avaliação dele em consultório, o exame ajudará a identificar a origem do problema e a orientar o melhor tipo de tratamento.

Por que uma avaliação médica é necessária em casos de torção do tornozelo?

Existem pontos importantes a serem considerados e somente um profissional capacitado poderá apontar o que o paciente realmente tem. É importante entender que uma lesão, quando não tratada, pode levar a instabilidade crônica. Condição que pode resultar em fraqueza, dor, insegurança e lesões de repetição, comprometendo a articulação no longo prazo.

Além do mais, a presença de lesões associadas que necessitam de outras abordagens e podem resultar em sequelas graves como: fraturas, lesões na cartilagem, lesões tendíneas ou lesões no pé que muitas vezes não são diagnosticadas.
A consulta com médico especialista é importante logo no aparecimento dos primeiros sintomas para que possa ser realizado o tratamento precoce. O atraso na reabilitação pode comprometer a cicatrização adequada dos tecidos.

Tornozelo inchado tem tratamento?

A resposta é sim!

Conforme foi falado no tópico anterior, se a procura por um médico acontecer no momento certo, as devidas atenções serão dadas ao caso e mais rapidamente será descoberto o que está causando o inchaço, dando início ao tratamento.

Onde encontrar especialista em tornozelo?

Se você sente seu tornozelo inchado e quer saber mais sobre as causas, sintomas e tratamentos, entre em contato com a equipe do Dr. Gustavo Maximiano, preenchendo o formulário abaixo ou também pelo botão do WhatsApp ao lado.

Não fique sentindo dores e incômodos, coloque sua saúde em primeiro lugar e fale com um ortopedista especialista. 

Fale com um especialista!